Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Governo dos EUA usará a Stablecoin USDC para contornar as restrições de Maduro na Venezuela

A Circle, que emite o stablecoin USDC, encaminhará ajuda dos EUA para os trabalhadores de saúde na Venezuela por meio do governo de Juan Guaidó.

Publicado por Leandro Calado
há 3 anos

De acordo com o portal Decrypt, a Circle, juntamente com a Coinbase, que emite o USDC stablecoin, anunciou hoje que está coordenando com o governo dos Estados Unidos e da América Latina uma troca de criptografia para a empresa Airtm com o intuito de encaminhar ajuda aos profissionais de saúde venezuelanos.

A Venezuela tem dois presidentes desde 2019, sendo de um lado Nicolás Maduro, o líder socialista que está no poder desde 2013 e no outro Juan Guaidó, líder da Assembleia Nacional, que se auto-declarou presidente em exercício desde janeiro de 2019, com mais de 50 países o reconhecendo como governante legítimo, incluindo os EUA, que simultaneamente impuseram sanções ao regime de Maduro.

Como tentativa de enfraquecer o poderio de Guiadó, Maduro limitou o seu acesso ao dinheiro. Dessa forma, a Circle, interveio para fornecer fundos aos profissionais de saúde venezuelanos, visto que o país foi duramente atingido pelo COVID-19.

O sistema, funcionará assim:

O Tesouro dos Estados Unidos e o Federal Reserve liberam fundos para a conta do governo Guaidó em um banco dos Estados Unidos. O governo Guaidó então usa esses fundos transferindo para a moeda virtual USDC. O USDC então é enviado para Airtm.

Assim que os stablecoins do USDC chegam às carteiras da Airtm, eles são direcionados para os profissionais de saúde da Venezuela na forma de AirUSD, o stablecoin da própria Airtm, que as converte em moeda local, podendo assim os destinatários sacar em bancos venezuelanos, enviar os fundos ou gastá-los online.

De acordo com o Circle, isso “contornará os controles impostos por Maduro sobre o sistema financeiro interno e colocará milhões de dólares de fundos nas mãos das pessoas que lutam pela saúde e segurança do povo da Venezuela”.

Alejandro Machado, da Open Money Initiative e Valiu, disse à Decrypt: “ Acho que todos os esforços que resultam em mais venezuelanos em maior controle de seu dinheiro valem a pena. Ajudar os profissionais de saúde, em particular, é uma das melhores coisas que alguém pode fazer no meio de uma pandemia – a maioria deles ganha menos de US $ 3 por mês. “

Porém, conforme consta no portal, nem todo mundo está convencido de que esta é uma ótima ideia. O pesquisador de criptografia Hasu por exemplo, disse ao Decrypt que isto é: “Impressionante e assustador. Os Estados Unidos agora estão oficialmente exportando dólares para países do terceiro mundo por meio de criptografia”.

O Departamento do Tesouro tem enviado fundos aos trabalhadores da saúde venezuelanos desde setembro – usando fundos confiscados do governo de Maduro.

Mas conseguir fundos para a Venezuela tem sido um problema. Embora a administração Trump tenha dado a Guaidó o controle sobre os ativos do governo venezuelano dentro dos EUA em 2019, de acordo com o diretor do Conselho Econômico Nacional Larry Kudlow, os EUA estavam procurando “bancos, iPhones, aplicativos e muitas maneiras inteligentes de obter dinheiro” para Guaidó.

Agora, parece que o governo dos EUA pode ter encontrado uma maneira de alimentar os fundos da oposição. Mas o plano depende fortemente do Airtm, que está bloqueado na Venezuela desde 2018.

De acordo com o porta-voz da empresa Airtm, o aplicativo da web Airtm.com permanece bloqueado por ISPs locais na Venezuela, no entanto, com uma VPN habilitada, os venezuelanos não terão problemas com esse bloqueio. Também houve o lançamento recentemente do aplicativo Airtm Android , desenvolvido especificamente para evitar esses problemas de acessibilidade no futuro.

O Tesouro dos EUA e o Federal Reserve optaram por não responder ao pedido de comentários do portal Decrypt.

  • Sobre o autorDesenvolvedor Full Stack e Especialista em Gestão Pública
  • Publicações53
  • Seguidores11
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações229
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/governo-dos-eua-usara-a-stablecoin-usdc-para-contornar-as-restricoes-de-maduro-na-venezuela/1150221128

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)